sábado, 29 de março de 2014

Candidose

A Candidose é uma infecção causada por fungos, principalmente pela Candida albicans, muito recorrente na cavidade oral.
Se manifesta de diversas formas: -Pseudomenbranosa, -Eritematosa, -Crônica hiperplásica e - Mucocutânea.

A Candidose pseudomembranosa, também conhecida como "sapinho" ,é caracterizada pela presença de placas brancas  semelhantes a leite coalhado ,aderidas na mucosa bucal. Essas placas brancas podem ser facilmente  removidas  por raspagem  com espátulas de madeira e também por fricção com gaze seca. (Lembrando que este é um procedimento realizado pelo cirurgião dentista no consultório). Pode ser iniciada pela exposição do paciente a antibióticos , como indício de debilidade do sistema imunológico.
Candidose pseudomembranosa


A Candidose eritematosa aparece como manchas planas de coloração avermelhada. Muito comum na língua e no palato. Geralmente são assintomáticas e podem apresentar-se clinicamente de três formas,estomatite por dentadura,glossite rombóide mediana e queilite angular. A estomatite é causada pelo uso contínuo da prótese total, por isso é importante ressaltar que NÃO SE DEVE DORMIR COM
http://candidiaseoral.blogspot.com.br/2009/10/proteses-dentarias-e-candidiase.html
PRÓTESE! Durante a hora de dormir a prótese deve ser removida e coloca dentro de um recipiente com água e bicarbornato de sódio, para fazer a correta limpeza e eliminar as chances de desenvolver a candidose eritematosa. Deve-se observar machucados presentes na comissura labial, ou popularmente denominada, "boqueira",pois é nesse local que pode ocorrer a queilite angular. 
Candidose eritematosa por dentadura

Candidose eritematosa em língua



A Candidose crônica hiperplásica ao contrário da pseudomembranosa é caracterizada por uma placa branca que não é removida com raspagem. E a Candidose mucocutânea também caracterizada por placas não raspáveis pode estar associada a alterações hormonais e desordens imunológicas. Normalmente acomete além da boca , unhas, pele, e outras superfícies mucosas.
Candidose crônica hiperplásica


Candidose mucocutânea na mucosa bucal

Candidose mucocutânea na unha 















Em qualquer uma das apresentações da candida é necessário ir ao dentista para que este possa fazer a identificação e indicar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário