Algumas vezes não é possível explicar porque algumas pessoas desenvolvem o câncer de boca e outras não.
Pesquisas realizadas com o intuito de obter essas respostas, apontaram que alguns fatores , conhecidos como de risco, são os responsáveis por algumas pessoas serem mais susceptíveis ao câncer de boca.
Um dos maiores vilões é o Tabagismo, responsável por cerca de 90% dos casos .
Ele provoca lesões na boca devido sua alta toxicidade, que é explicada pelo fato de ser composto por mais de cinco mil substâncias danosas que agem de diversas formas. A principal delas é o benzopireno, denominado como um agente carcinogênico.
A fumaça tem uma ação térmica, pois como chega muito quente dentro da boca,provoca uma irritação crônica que obriga a mucosa se reproduzir de forma acelerada, e leva uma multiplicação das células , dando origem ao câncer.
A forma mais simples de prevenção do câncer de boca é evitar o contato com os agentes causais da doença, os também conhecidos como fatores de risco, pois são eles os responsáveis por aumentar as chances do câncer se desenvolver, além de ficar sempre atento a qualquer alteração que apareça na boca permanecendo por mais de quinze dias. Por isso é de extrema importância a realização do auto -exame de boca.