sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Benefícios de parar de fumar

Não há dúvidas que o fumante  é o mais prejudicado pelo hábito de fumar, em média ele vive dez anos a menos que um não fumante. As substâncias introduzidas no organismo quando fuma-se um cigarro, causam danos imediatos e também cumulativos. Por isso é tão importante cessar esse hábito, pois quando um fumante decide parar , o organismo reage quase que instantaneamente.

Em 20 minutos a pressão arterial volta ao normal ,e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.

Em 8 horas os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais, e o nível de oxigênio aumenta.

Em 24 horas os riscos de ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.

Em 48 horas as terminações nervosas começam a crescer de novo, e os sentidos do olfato e paladar melhoram.

De 2 semanas a 3 meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

Em 1 ano, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.

Em 5 anos  a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia,diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar,o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não fumantes. O risco de câncer na boca,garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparada a de um fumante.

Em 15 anos o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais a de uma pessoa que não fuma.

Os benefícios de parar de fumar são inúmeros, e podem ser percebidos minutos após cessar esse hábito.



Procure ajuda, e dê um fim a esse hábito que só traz prejuízos.