quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O que é a radioterapia?


A radioterapia é um método utilizado para destruir células tumorais por meio de radiações ionizantes. Este método utiliza um tipo de energia direcionada, pré-calculada, durante um tempo determinado, com a capacidade de destruir ou impedir que as células do tumor aumentem mas de maneira que ocorra o mínimo de dano possível às células vizinhas a área. 
Fonte: <http://www.nursing.com.br/radioterapia-como-funciona/ > acesso em 07 de jan 2018.

As radiações ionizantes causam a morte celular devido a vários mecanismos que interagem e inativam algumas atividades vitais para a célula e impede a sua reprodução (multiplicação). A resposta do tumor diante da radioterapia depende de vários fatores como: a localização do tumor, a oxigenação da área, a quantidade de radiação e o tempo de administração da radiação. (INCA)

Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, dependendo do tipo de tumor e da escolha de um tratamento ideal. A maioria dos pacientes com câncer, tratados com a radioterapia, os resultados costumam ser positivos e a doença pode ficar controlada.

Quais os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais da radioterapia está relacionada com a localização do tumor. A radioterapia, diferente da quimioterapia, possui efeitos locais, direcionado para o local do tumor. Já a quimioterapia possui efeito sistêmico.
A pele que recebe a radiação fica avermelhada, podendo coçar ou ter a sensação de ardência, que pode evoluir para descamação ou formar bolhas. Outros efeitos colaterais comuns são náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, ardência urinária e falta de apetite.

 Fonte:



Como reduzir os efeitos colaterais?

A redução dos efeitos colaterais se dá por meio da manutenção de hábitos saudáveis como, por exemplo, realizar atividades físicas leves e manter uma alimentação saudável e controlada. Existem alguns remédios e produtos que podem ser indicados pelo médico dependendo de cada caso.

Fontes:

Dicas para ajudar o paciente durante a quimioterapia:

·         Ingerir bastante água

A quimioterapia deixa a boca seca e pode ter ardência bucal. O indicado é ingerir bastante água para melhorar a sensação de boca seca e para manter a boca sempre úmida.


Fonte: <http://filhosdafe.blog.br/o-copo-com-agua/ > acesso em 07 de jan 2018.

·         Alimentação saudável
Uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas melhoram o bem-estar e diminuem os efeitos colaterais da quimioterapia. 

·         Estar preparado para mudanças de aparência
A quimioterapia pode causar perda de cabelos e de pelos, vermelhidão pelo corpo, erupções cutâneas entre outros efeitos colaterais.

·         Devemos lembrar que a maioria das reações são momentâneas, e desaparecerão assim que o tratamento terminar.
·         Se necessário procure ajuda profissional para cuidar do emocional e facilitar a superação do problema.

 Fonte: