terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

TENHO PARENTES QUE TIVERAM CÂNCER, VOU TER TAMBÉM? QUAIS AS MINHAS CHANCES DE DESENVOLVER CÂNCER E QUAL TIPO?



O fator genético e o câncer (CA) têm ligações um tanto quanto fortes e evidentes, mas não é porque muitos familiares seus tem câncer que você necessariamente terá também. O câncer aparece quando existe um fator genético predisponente ALIADO a fatores ambientais. Por exemplo, câncer de pulmão, tem um fator ambiental muito comum nos pacientes com esse tipo de CA: o fumo.
De acordo com o onco­logista Bernardo Garicochea, coordenador da unidade de aconselhamento genético do Hospital Sírio-Libanês, só 30% dos tumores são determinados por um conjunto de genes herdados dos familiares, em torno de 5% estão ligados a mutações es­pecíficas. Assim, o médico pode analisar o tipo de tumores que acometem a família e solicitar um teste genético para identificar o gene no indivíduo, para esse teste ser solicitado, os médicos oncologistas ou/e profissionais especialistas em aconselhamento genético, avaliam alguns sinais como: o número de indivíduos da família que tiveram/têm o mesmo tipo de tumor/câncer, se tem pessoas que tiveram a doença cedo (por exemplo, câncer de mama antes dos 40 anos) e se alguém teve dois tipos de tumores diferentes em seguida ou nos dois lados do corpo de forma independente. Encontrando o defeito genético no indivíduo é procurado o mesmo defeito nas outras pessoas.
Segundo José Cláudio Casali, especialista em câncer hereditário e médico oncogeneticista do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), é importante descobrir essa predisposição a ter a doença, principalmente pela possibilidade de prevenção. Sabendo da possibilidade de ter o tumor, o indivíduo pode realizar exames mais regulares e específicos para identificar o câncer que pode vir a ter, além de, controlar melhor o aparecimento do problema.
Os cânceres mais associados a fatores hereditários são o de mama e de intestino, mas nem sempre a doença está relacionada com o acontecimento de muitos casos na família. Já o câncer de pulmão está quase que totalmente relacionado ao cigarro, fumantes ou fumantes passivos são os principais acometidos por ele, o mesmo acontece no câncer de colo de útero, o qual é causado pelo HPV e o câncer de boca que está relacionado ao consumo do tabaco e álcool.


Ana Cláudia Ramin Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário